top of page
Search
  • Writer's pictureNivaldo C Oliveira Jr

LEMBRANÇA DO PASSADO

Updated: Jul 10, 2021



Muitos, ao tomarem conhecimento da doutrina espírita, que entende e explica a presença e manifestação das entidades do mundo espiritual, logo procuram informações sobre seu passado e projeções para seu futuro.

Curiosidade, diga-se, bastante infantil, de que as criaturas mais envolventes muita vez se aproveitam, dando explicações e criando expectativas fantasiosas, com o objetivo de buscar algum tipo de vantagem ou recurso.

É fundamental que se entenda ser a Doutrina Espírita, estudada e codificada por Allan Kardec (1804-1869), uma Ciência – uma vez que seus fatos são verificados repetidamente, e uma Filosofia – o que envolve profunda mudança de natureza moral.

Ora, informações sobre o passado muito dificilmente alguém terá condições de obter, pois que este acesso aos registros que todos guardamos na mente (registros akásicos) exige qualidades especiais, portanto não de domínio de qualquer pessoa, seja encarnada ou desencarnada. E essa qualidade, a de poder acessar as memórias regressas, exige comportamento ético, que algumas entidades desencarnadas já possuem mas, mantendo o respeito e a devida reserva, não divulgam.

O que nós, que estamos começando a caminhada em direção ao conhecimento e à convivência com o mundo espiritual, precisamos entender é que ambos os mundos – o espiritual e o material - se interpenetram, de modo que ambos se influenciam mutuamente.


Em outras palavras, encarnados – que estamos neste mundo material, e desencarnados – que vivem no mundo espiritual, convivem com maior proximidade ou não, de acordo com a intensidade de nossos pensamentos e sentimentos.


Somos todos nós, os vivos e os "mortos", campos multidimensionais de energia. Vibramos magneticamente em intensidades variadas, de acordo com o grau de amor que disponhamos. Aqui, entra a palavra amor em seu sentido muito mais amplo do que o relacionamento afetivo entre as pessoas.

Amor, que começa pelo respeito a si próprio, ao seu corpo físico (somos espírito ocupando um corpo físico), buscando conhecer e modificar pensamentos e atitudes desarmoniosas em relação aos outros e à natureza.

Amor no sentido de entender e aceitar as diferenças entre as criaturas – sexo, gênero, conhecimento.


Amor pelo trabalho responsável, valorizando todas as atividades e respeitando tudo e todos.


Amor ao espaço físico que se ocupa – casa, cidade, país, entendendo, independentemente de crença religiosa, que há uma razão maior para estar ligado às pessoas – família, trabalho, campo social, e que todos estão na busca das mesmas respostas existenciais: quem sou, de onde venho, para onde vou.

Claro, nem todos sentem ainda essa necessidade, ainda não muito latente e explicitada, ou seja, não se preocupam, aparentemente, por questões, digamos, tão filosóficas, tão existenciais.

Mas, você, caro leitor, que tem buscado conhecer seu passado, ou pelo menos está interessado em entender o que é esse mundo espiritual que a Doutrina Espírita apresenta, seguramente "sente" em seu íntimo esse desejo e necessidade de melhor conhecimento e maior entendimento.

Dizíamos, no início deste texto, que a rigor ninguém sabe o que você foi ou tenha feito em existências anteriores. E, com muito maior motivo, ninguém poderá informar-lhe sobre seu futuro. O futuro é construção única e particular de cada um de nós, que estamos neste planeta chamado Terra exatamente para aprender técnicas e desenvolver habilidades que possam moldá-lo. Como seres multidimensionais, como campos vibrantes de energia, nossa essência, o espírito, é imortal e tende à expansão na busca da luz.


Cada um de nós é um Ser de infinitas capacidades criativas; cada um de nós guarda enorme potencial de possibilidades para fazer, produzir e ajudar. Porém, não só cada um possui níveis diferentes dessa energia vital, como estamos, todos, em um nível de mundo ainda limitado e restrito. Nosso planeta Terra, ainda em fase primária de expiação e provas recebe portanto aqueles seres ainda noviços em relação ao mundo, a vida e a existência nos vários Planos Espirituais.

E, se muitas são as moradas na casa de meu Pai, seguramente muitas são as moradas internas na casa de cada um de nós.

Aceitar isso, buscar expandir nosso entendimento e alcançar outros níveis de conhecimento, eis a tarefa de cada um. Por sinal, pessoal e intransferível.

E, nisso, reside o conceito de que "somos os responsáveis pelo nosso destino" (Caminho, Verdade e Vida! - livro de Emmanuel/Chico Xavier).

Construir nosso Caminho;

Buscar e entender a Verdade;

Alcançar a plenitude da Vida.

112 views0 comments

Recent Posts

See All

SUA CRUZ

CRISES

bottom of page